Dulce Brito licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1982. Especializou-se em medicina interna, em medicina intensiva e em cardiologia, tendo feito a maior parte da sua aprendizagem e treino nestas áreas no Hospital Universitário de Santa Maria (Lisboa, Portugal). Posteriormente, desenvolveu na mesma Faculdade a sua tese de Doutoramento na área de Miocardiopatias, adquirindo o grau de Doutor (PhD.) em 2007. Desde então é Professora Auxiliar Convidada de Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Desde 2006, é consultora de cardiologia, coordenadora da Unidade de Doenças do Miocárdio, e do Sector de Internamento do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário de Santa Maria, CHLN. A Unidade que coordena, é actualmente um serviço clínico focado na obtenção dos melhores resultados para os doentes, através de um grande contributo na investigação clínica de alta qualidade. É também coordenadora do Programa de Insuficiência Cardíaca do Serviço de Cardiologia, CHLN.
É Investigadora do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) e Líder de equipa de investigação nas áreas da Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatias. Até ao presente, participou em mais de 17 estudos clínicos internacionais nestes domínios, muitos deles de investigação terapêutica na área da Insuficiência Cardíaca, geralmente como Investigador Principal (PI) do seu centro.
Na Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), ocupou sucessivamente vários cargos de 1997 a 2017. Foi coordenadora do Grupo de Estudo de Terapêutica Cardiovascular (1997-1999) e do Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio (2009-2013), criando os primeiros registos nacionais em Doenças do Miocárdio. Foi Secretária-Geral da SPC (2007-2009), Vice-Presidente (2013-2015), e Presidente do Congresso Português de Cardiologia (2015). Actualmente é membro do Núcleo do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da SPC (2015-2017), membro da comissão executiva do Registo Português de Miocardiopatia Hipertrófica e Coordenadora Nacional do Registo Português de Miocardites.
Na Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) é Fellow desde 2008, membro do Working Group on Myocardial and Pericardial Diseases e Gold Member of the Heart Failure Association (HFA). Foi membro do Núcleo das Sociedades Nacionais da HFA (2011-2014) e membro da Comissão Científica do Programa do Congresso da ESC (2014-2016). Integra o Corpo Editorial da Revista Portuguesa de Cardiologia e é revisora de várias revistas nacionais e internacionais. Publicou 90 artigos científicos (full-papers), apresentou mais de 130 trabalhos de investigação (abstracts publicados) e foi prelectora ou moderadora convidada em mais de 280 reuniões científicas nacionais e internacionais.